domingo, 13 de junho de 2010

"O menino do pijama listrado"

   O livro (The boy in the striped pyjamas) de John Boyne agrada pela sensibilidade e simplicidade na escrita. Durante a II Guerra Mundial, Bruno vê sua rotina mudar completamente por causa do trabalho do pai (um comandante nazista).
   Como diz a publicação em inglês, o livro é "uma história de inocência em um mundo de ignorância". Ter acesso a informações da época sob o ponto de vista de um menino de nove anos é uma experiência muito forte. A história é contada em terceira pessoa, mas o narrador é impregnado pelos pensamentos do personagem principal, o menino Bruno - ou o "jovem rapaz Bruno", como ele mesmo prefere - de forma que entramos em seu mundo, com direito aos seus vícios de linguagem e reflexões.
   A irmã adolescente Gretel, o "Caso Perdido", que ri demais de tudo o que o tenente Kotler fala - por mais sem graça que ele seja; a casa nova em "Haja-Vista", para qual é obrigado a se mudar com a família quando o pai é promovido pelo "Fúria"; as pessoas que andam de um lado para outro, "confortáveis em seus pijamas listrados", e que moram em casinhas de onde saem nuvens de fumaça... e dentre essas pessoas está Shmuel, um menino judeu.

  

















   O livro deu origem ao filme de Mark Herman, lançado em 2008. E, ao contrário do que acontece em outras adaptações, é muito bom ver os rostos de Bruno (Asa Butterfield) e Shmuel (Zac Mattoon O'Brien). Recomendo ambos (livro e filme).

13 comentários:

R.A. Souza disse...

O filme é realmente bom. Vale a pena assistir. A simplicidade da visao de um menino sobre a guerra é comovente, e faz com que nos perguntemos: Será que nao precisamos em muitos casos tentar resgatar uma visao infantil pra que um melhor entendimento sejá possível?

Ótima dica de filme!

Visite tb meu blog:
http://dinheiroconsciente.blogspot.com/

=)

Yeruska Thobila disse...

Adorei o Blog!!
Vou passar mais poor aqui..
Parabens!

^^
Bjim

Yuri disse...

Assim que li o titulo, jah me veio na cabeça que eu conhecia de algum lugar e quando vi a capa do filme...
Afff... Nao acredito que deixei de assistir...
Tava lendo e me interessou pacas...!
Realmente de ser bem interessante saber a visao do menino naquela epoca.. Aquilo nao era vida.
...
Essa postagem realmente é interessante, pelo que li e como diseram acima é bom conselho de filme
...
Eh isso ai...
Ateh mais :)

d. carollina disse...

Já tinha ouvido falar deste livro, mas não sabia que tinha virado fime.

Adoro filmes que se passam em anos atrás, com toda essa vestimenta dos personagens, o espaço em que ocorre a estória, acho lindo (: obrigada pela dica, pretendo procurar o livro.

Érica disse...

Eu não li o livro, mas assisti ao filme duas vezes. A sensação que ele me causou foi muito angustiante. É uma boa dica, quem sabe eu leia o livro para poder comparar.
PS.: Entrei no seu blog porque fiquei encantada com a foto de Monalisa no orkut. Muito linda! Me desculpa.


http://alma-feminina.blogspot.com/

CAMYS disse...

muita gente já me indicou o livro pra ler, dizem que é sensacional.

www.teoria-do-playmobil.blogspot.com

Alexandra Gurgel disse...

Estou interessada no livro e no filme. Lembro de quando você comprou o livro e me contou a história, falando que já tinha visto o filme e que iria ler o livro, fazendo o "caminho inverso" na minha opinião.
Parece ser mesmo encantador.

Beijos Mona, gostei do novo layout!

Gabriel Falcão disse...

O filme é muito bom! E o que é o menininho que faz o Shmuel?! FANTÁSTICO!

- sáminina. disse...

Gente, juro que deu muita vontade de ler e assistir ao filme! Ótima recomendação!
Seja muito bem-vinda ao País das Maravilhas...
beijocas!

- sáminina. disse...

Gente, juro que deu muita vontade de ler o livro e assistir ao filme! Ótima recomendação, a história parece ser linda :)
Não sei porque, mas pelo seu comentário lá no País senti que você é alguém apaixonada pela vida... meus parabéns por exalar isso!!
Seja muito bem vinda ao País das Maravilhas!

- sáminina. disse...

p.s: Fiz dois comentários, mas um sumiu, não sei se o outro saiu. haha! De qualquer forma, adorei o título do blog! Monacacheada! rs!

Arathane disse...

Oi mona dos cachos ... adorei o comentário no meu blog, seu blog tb é fantástico, super de qualidade ... eu topo fazer parceria com vc sim, já vou colocar o link daqui lá no meu ... o filme é ótimo ... eu amo esse tipo de filme ... bjos lindona, tá linkada lá no devaneios

Kimura disse...

Me desculpa pela invasão, mas gostei muito de seu blog.

amei o livro e o filme, sem palavras.

te convido a vir conhecer meu blog de fic, espero que goste também.
sucesso!!
http://kimuratorredevidro.blogspot.com/

eXTReMe Tracker

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP