domingo, 14 de setembro de 2008

Você diz?

Falar sem dizer nada é doença. Quem sabe, mais uma para a lista de sintomas do fim do mundo - vem logo depois da experiência com o colisor de hádrons, na opinião de muitos. Eu, particularmente, até acho graça nele. Simpático.
Tem gente que fala, fala, fala e não diz. É uma doença com dois graus possíveis de gravidade:

1. Quando falam e não dizem porque a palavra que falam não é compatível com o que se quer dizer. Acontece muito com "literalmente". Acham bonito falar "literalmente". Como se bastasse falar "literalmente" para se dizer letrado.
Numa enquete da comunidade do filme Bicho de Sete Cabeças, o cara diz:

"acredito que uma questão importante, é que um cidadão do bem que apenas fumava maconha, foi colocado no meu de pessoas que realemnet tinham problemas, e fizeram um bicxho de sete cabeça LITERALMENTE"

Tirando os erros ortográficos e cia, "literalmente" quer dizer "ao pé da letra". Ninguém construiu um bicho de sete cabeças no filme.
Não esculpiram em madeira, em papel machê nem em nada. Por quê, então, esse "literalmente" (todo em letra maiúscula)?

2. Quando a professora fala e não diz, porque ela não entende que o coitado do aluno não teve tanto tempo quanto ela pra digerir o que ela ensina. Acontece, por exemplo, quando se ensina o que é um emigrante e um imigrante. Geralmente fala-se em externo, interno, expirar, inspirar, blá blá blá. Bobeira.
Por quê ninguém me ouve?
Basta fazer assim:
Pensa numa pessoa muito chata. Muito mesmo.
Essa pessoa entrou no seu país? Iiiiih, migrante!
Essa pessoa saiu do seu país? Êêêê, migrante!

Pronto.
Tirei dez em Geografia na quinta série, e todo mundo achou que eu prestava atenção às aulas. Tsc tsc tsc.

2 comentários:

Alonso Zerbinato, 20 disse...

Gostoso de ler o teu blog. Destaque para o Carneiro Parente e essa técnica genial - passarei adiante - de como ensinar a diferença de emigração e imigração às crianças.
Parabéns!

Palhac!nhoW disse...

Talvez eu também tivesse tirado 10 em Geografia se usasse o método da Pessoa Chata. Pena.

Hey.
Saudades imensas de visitar teu blog, agora eu tenho meu tempo livre de volta (ou um pouquinho por semana)
ainda lembra do palhaço aqui? :D

Passa por lá quando puder,
Beijo grande.

eXTReMe Tracker

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP